quinta-feira, 15 de março de 2012

A arte de bem gerir

Vai-se ouvindo por aí dizer que o problema é na gestão. O pessoal não sabe gerir o dinheiro e gasta mais do que tem.
Por um lado até pode ser verdade, baseado no facto de existirem empresas cegas de obterem lucro e darem crédito fácil a troco de "ouro" mesmo quando não se pode dar. Por outro, as pessoas que recorrem a estes créditos, por muito apertados que estejam, só se estão a apertar mais...
É verdade que com estes políticos de faz de conta e estas restrições cada vez mais severas, o dinheiro para sobreviver até ao fim do mês é cada vez mais pequeno e para gerir então, só se for nada.
No entanto, uma das melhores coisas que me fui apercebendo é a arte de saber gerir. E não falo só em saber gerir o dinheiro, saber como gastar o pouco que se ganha ou poupar num lado para poder sobrar um pouco para outra coisa qualquer.
Saber gerir relações e sentimentos é o que está a dar. Quanto mais exímio na gestão de relações se for, mais facilidade se terá de se obter crédito e favores de outros, com a cobrança a chegar sempre mais tarde. É preciso perceber que, para muitos, não interessa saber gerir dinheiro, contar com o que se pode gastar ou não, o que interessa é saber gerir que nos emprestou dinheiro e saber como aprofundar relações e esticar os prazos de pagamento para o mais tarde possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário